sexta-feira, 18 de julho de 2014

JOÃO UBALDO NA VISÃO DE ADIRSON.

por Adirson Vasconcelos

          Itaparica está menor. E o Brasil, também.
Perdemos João Ubaldo, que morreu neste 18 de julho de 2014.
Seu nome completo:  João Ubaldo Osório Pimentel Ribeiro.
Antes de tudo jornalista!  Na Bahia, em Sergipe, no Rio de Janeiro,  em Portugal, na Califórnia do Sul, na França e  na Alemanha. Filho de professor.
Sua consagração veio, também, pela literatura, com o romance   Sargento Getúlio, de 1971. Consta na Lista dos Cem Melhores Romances Brasileiros do Século. Quando escreveu Setembro Não Tem Sentido era um jovem de 21 anos.
O mérito literário de João Ubaldo o credenciou  à Academia Brasileira de Letras, onde ingressou, em 1994, sendo recebido pelo também baiano Eduardo Portella, para assento na Cadeira 34, patroneada por  Sousa Caldas e ocupada, sucessivamente, por Pereira da Silva, Barão do Rio Branco, Lauro Muller, Dom Aquino Correia, Magalhães Júnior e Carlos Castelo Branco, a quem sucedeu, ao ser eleito  em 1993.
Quando soube do seu passamento, o presidente da ABL, escritor pernambucano Geraldo Holanda Cavalcanti, disse palavras de pesar e conforto à família enlutado, aos amigos de Ubaldo e a todos os  que fazem a grandeza da Casa de Machado de Assis.
O estilo e a espontaneidade de João Ubaldo  fazem-no parecido com Graciliano Ramos e Guimarães Rosa. E estes, com Ubaldo. Suas paisagens e suas figuras humanas são nordestinas. O seu bom humor é eterno!
João Ubaldo não morreu! Está vivo na memória das gerações que o leem e nele encontram o amor pelas letras, pelo saber e pelo espírito cívico de brasilidade. Ubaldo se fez imortal, quer  na Academia quer no coração e nas mentes dos brasileiros. O momento é de esperança!

Nenhum comentário:

Postar um comentário