sábado, 3 de dezembro de 2016

UM HOMEM CHAMADO LINDBERG CURY



                                    Murilo Moreira Veras
Trasladou-se à eternidade o ser humano chamado Lindberg Cury, cidadão brasileiro, de berço anapolino, mas  coração brasiliense, pioneiro entre os construtores da Capital da Esperança.
Elide-se deste nosso mundo um homem de bem, na medida do que seja a bondade aos olhos do Criador. Cristão, ciente  de seus deveres de cidadão da Pátria, consciente de sua entropia com os demais concidadãos de nosso Planeta, nosso Irmão Lindberg nos abandona. E assim o fazendo, deixa em cada um de nós um átimo de sua vida, do quanto e como participou dessa grande aventura que constituiu sua vida conosco, aqui neste torrão brasílico.
Conheci-o pelos idos em que nossa ACLEB – Academia de Letras de Brasília,  era apenas um pequeno conciliábulo de letras, ousando, com seus próprios meios e à custa da fidalguia e firmeza de seus construtores, firmar-se no cenário nacional como entidade atuante no mundo das letras e da inteligência.
Por iniciativa de nossa terceira Presidente, a poetisa Lília Portugal Magnavita – certamente inspirando-se no seu próprio élan poético – criou a Ordem do Mérito José de Anchieta, cujo  objetivo foi tentar guarnecer nossa Academia dos recursos materiais e empresariais à sua manutenção e, assim, mantê-la infensa às intempéries financeiras, que poderiam inviabilizá-la e não desaparecesse no grande vazio da derrocada material e, ao reboque, seu desparecimento na história cultural.
Por escrutínio absoluto, Lindberg Cury foi eleito Presidente da Ordem, encabeçando um lendário corpo de empresários brasilienses à época. Embora jamais tenha surtido o tão almejado êxito, o alvedrio de sustentáculo à Entidade – ali estava seu Presidente, sempre cônscio, disponível, espécie de nosso guardião invisível.
Alguns anos depois, a ACLEB já em pleno estágio de ascensão, nosso eterno guardião ingressa como Acadêmico efetivo, fazendo jus ao currículo exemplar e a benemerência que  de há muito nos outorgara.
Ecce Homo – diríamos nós, que tivemos a honra de compartir a vida com ele – eis o homem, eis nosso irmão, esse caráter impoluto, pai generoso, marido exemplar, amante de seus afazeres materiais e espirituais. Sobretudo, sem revés, um cristão, um filho de Deus, a quem cria e em cujas mãos divinas,  agora entrega sua vida, para, ao lado de outros seres límpidos, sediar-se nos limiares da Eternidade, à disposição do Mestre, a quem sempre soube seguir, inspirando-se no caminho dos justos.
Adeus, Amigo Lindberg Cury e que Deus o tenha no lugar que lhe for reservado.
                                         Brasília, 3.12.16

Nenhum comentário:

Postar um comentário