terça-feira, 17 de maio de 2016

O ESTADO DA LÍNGUA PORTUGUESA EM DISCUSSÃO NA ACL

O ESTADO DA LÍNGUA PORTUGUESA EM DISCUSSÃO NA ACADEMIA DAS CIÊNCIAS
Depois do êxito do colóquio “Ortografia e bom senso”, em novembro de 2015, a Academia das Ciências de Lisboa abre novamente as suas portas para o colóquio “A língua portuguesa nos dias de hoje”, no Salão Nobre desta instituição.
 
O colóquio “A língua portuguesa nos dias de hoje” vai decorrer nos próximos dias 23, 24 e 25 de maio, na Academia das Ciências de Lisboa, promovido pelo Instituto de Lexicologia e Lexicografia da Língua Portuguesa.
 
Com esta iniciativa, pretende-se envolver todos os interessados e, sobretudo, investigadores, professores, formadores, estudantes, profissionais, que se dedicam a problemas relacionados com a língua portuguesa, numa reflexão conjunta sobre a língua portuguesa como idioma do futuro. Os grandes problemas da língua, e do português especialmente, não são as questões ortográficas, mas a necessidade de questionar outras e mais importantes emergências da língua hoje. Muito mais do que a atualização ortográfica, exigem a nossa reflexão, como grandes problemas da língua, entre outros, os seguintes: o empobrecimento dos recursos lexicais e da expressão; a escolarização do português; as traduções e outras questões técnicas; os dicionários e vocabulários da língua portuguesa. Estas questões, entre muitas outras, poderão merecer a dedicação e a inteligência dos espíritos críticos e ousados que se preocupam com a defesa, o louvor e a ilustração da nossa dita "pátria língua".
 
O programa pode ser consultado em:
 
O evento é gratuito, mas os interessados em participar no Colóquio devem preencher a Ficha de Inscrição, disponível em:
 
Certos do bom acolhimento a esta iniciativa, subscrevemo-nos com as melhores saudações académicas.
 
A Comissão Organizadora do Colóquio

Nenhum comentário:

Postar um comentário