quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Especialistas querem acordo ortográfico mais simples



O grupo de trabalho criado para apresentar uma proposta de simplificação e aperfeiçoamento do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa reuniu-se ontem para discutir o plano de trabalho. A intenção do grupo, coordenado pelos professores Pasquale Cipro Neto e Ernani Pimentel, é apresentar até março de 2015 uma proposta à Comissão de Educação e Cultura (CE). O texto será levado ao Executivo, que poderá discutir as mudanças com os outros países.
O acordo foi discutido em 1975 e assinado em 1990. A implementação definitiva estava prevista para janeiro de 2013 no Brasil, mas o prazo foi prorrogado para janeiro de 2016. A CE aproveitou para criar o grupo, pedido por Cyro Miranda (PSDB-GO) e Ana Amélia (PP-RS).
O adiamento das regras vem sendo uma prática nos outros países signatários. Há países que nem sequer ratificaram o acordo.
Os coordenadores do grupo pretendem formar uma rede de contribuição com a participação de academias de letras, universidades e especialistas de todo o Brasil.
Além disso, devem viajar a Portugal para discutir com especialistas portugueses as propostas de simplificação. A intenção é discutir, também, com especialistas dos outros países.

Jornal do Senado
(Reprodução autorizada mediante citação do Jornal do Senado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário