segunda-feira, 10 de junho de 2013

Audiência Pública - Plano do Distrito Federal do Livro e da Leitura



O acadêmico Evaldo Feitosa representou a Academia de Letras de Brasília em audiência pública na Câmara Legislativa do DF, com o tema Plano do Distrito Federal do Livro e da Leitura - PDLL, de autoria do Dep. Wasny de Roure e dos Deputados da 6ª Legislatura, para apresentar as propostas da Academia de incentivo à leitura.

Em plenário repleto, com agentes culturais, escritores, poetas, autoridades e até do colega Giovani Iemini, o acadêmico recebeu o apoio de diversos deputados e representantes de entidades públicas e privadas por suas sugestões, a saber:

a) Obrigatoriedade de um calendário escolar de leitura, envolvendo todas as escolas públicas do DF;
b) Os voluntários que participarem do dia da leitura receberão CERTIFICADOS que valerão
como título para todos os concursos no âmbito do GDF; sendo o primeiro critério de desempate;
c) Ranqueamento dos eventos de leitura, com centralização e divulgação dos dados. As escolas melhores ranqueadas receberão, a título de incentivo, 10% no orçamento anual. A idéia aqui é estimular uma certa competição entre as escolas;
d) As escolas privadas que aderirem ao calendário terão 10% de desconto no IPTU;

e) Aos presidiários que participarem do evento de leitura terão a remição de pena nos termos do art. 126, da Lei de Execuções Penais; 
f)-Criação do bolsa-leitura, com a destinação de R$ 50,00 para alunos carentes, constante do Cadastro Unico, para a aquisição de livros e outras mídias.
 

Um comentário: