quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Lançamento de LAGOA DOS CAVALOS do Acadêmico José Carlos Gentili


---
A ACADEMIA DE LETRAS DE BRASÍLIA
convida para o lançamento do livro
LAGO DOS CAVALOS
do Acadêmico José Carlos Gentili
Local: Restaurante Carpe Diem 104 Sul
Data 27.02.2013
A partir das 18 hs.

---





SINOPSE DO ROMANCE HISTÓRICO LAGOA DOS CAVALOS

Lagoa dos Cavalos, romance histórico, que retrata a figura do primeiro mandatário deste país, eleito democraticamente, que foi o padre Diogo Antônio Feijó, conhecido como Regente Feijó, homem íntegro, visionário, probo, anticelibatário, respeitado pela sua retidão e zelo administrativo.
Como Ministro da Justiça implantou a Guarda Nacional nos moldes da Garde Nationale francesa, estabelecendo uma rede mandamental em todos os recantos desta nação, reunindo o mundo laico e religioso, distribuindo cartas patentes, enfeixando os senhores detentores de poder local com cidadãos formadores de uma nova estrutura social, que veio a desaguar no coronelismo.
A visão deste mandatário gerou uma amálgama nacional responsável pela inteireza desta vastidão continental, que se chama Brasil. Embrião de nacionalidade e da sua unidade  territorial.
Lagoa dos Cavalos, primeira denominação da cidade de Exu, nas faldas do Cariri, rincão nativo de Luiz Gonzaga, gênio musical, marco cultural desta nação, se constitui num invulgar romance histórico que procura envolver o leitor entre o dado histórico e a fantasmagoria da criação literária.
A obra reúne acervo documental de peças históricas raras, compartilhando-as com fotografias inéditas da oficialidade da Guarda Nacional, resgatando um passado recente, de 1784 a 1843, período vivencial deste clérigo entre os patrocinistas da Vila Real de Itu, berço cultural da Roma brasileira.
O livro retrata o nascimento do Regente, como filho incógnito, sua formação escolástica, seu relacionamento com o padre pintor Jesuíno do Monte Carmelo, responsável maior por sua estruturação educacional, formadora de um caráter ético, demonstrativo do mundo que o cercava, à época.
Aborda o advento da Revolução Francesa e sua influência no mundo, modificativa das estruturas arcaicas do medievo, implantando uma nova configuração participativa do cidadão na sociedade, seus direitos e sentimentos libertários.
Um livro para ser lido, desfrutado e meditado!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário