quinta-feira, 25 de abril de 2013

25 de abril na história de Brasília

Notas do acadêmico Adirson Vasconcelos.


* Em 2013, a jornalista Jane Godoy assume a Cadeira Cecília Meireles da Academia de Letras de Brasília. Coube-me recebê-la e saudá-la. Disse-lhe que ela engrandece a Academia e faz jus à imortalidade, pelo seu trabalho de alto nível cultural  em favor de Brasília, “cidade à qual se dedica e ama, cotidianamente, numa plenitude de 360 graus”.  Inspirando-me no seu devotamento às causas sociais através do seu jornalismo construtivo, redigi  um texto denominado Ode à Mulher Brasileira. Jane Godoy brindou a todos com um belo pronunciamento, exaltando Brasília e falando dos seus ideais cívicos. Aplausos do seleto auditório. O poeta José Carlos Gentili presidiu a sessão solene.
* É criado, em 1960, o Comando Militar do Planalto, a 11ª Região Militar para dar maior segurança aos Poderes da República. * Em 1972, o desembargador Lúcio Batista Arantes,  primeiro juiz de Brasília, ainda no tempo da construção da nova Capital, é empossado presidente do Tribunal Regional Eleitoral do DF.
* O Grande Prêmio Automobilístico de Brasília é promovido em 1976. São os  Mil Quilômetros de Brasília. * O Centro de Convenções é reinaugurado, depois de reforma realizada pelo governador Joaquim Roriz. Mais de 50 mil metros quadrados. Possui auditório com 2 827 lugares e 13 salas de apoio, 11 salas auxiliares,  além  de centro médico, sala de imprensa e estacionamento. Ganha o nome de Wlysses Guimarães.
* A História evoca hoje as datas de nascimento do cientista mineiro  Vital Brasil, do pioneiro italiano do rádio Guilherme Marconi, do crítico de arte pernambucano Mário Pedrosa e  da escritora de rádio e televisão Janete Clair, respectivamente nos anos de 1865, 1874, 1900 e 1925.  Em Brasília, a data natalícia dos escritores Adriano da Gama Kury e  Ariel Marques.
* O poeta paulista   Álvares de Azevedo falece em 1852. Autor  de Lira dos Vine Anos e Poesias Completas. Patrono da Cadeira nº 2 da Academia Brasileira de Letras, hoje ocupada pelo sociólogo e escritor carioca Tarcísio Padilha.
* Em 2013, o Teatro Bolshoi no Brasil, através da Companhia Jovem com 80 bailarinos, se apresenta no Ginásio de Brasília. Don Quixote. * O Açougue T-Bone faz sua 33ª Noite Cultural, com  Ed Motta, na Entrequadra 312/313 Norte.
*Hoje é o Dia da Organização das Nações Unidas, a ONU, do Contabilista e das Vocações Sacerdotais. 

* Veja mais em www.adirsonvasconcelos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário