quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Tarcízio Dinoá Medeiros



Tarcízio Dinoá Medeiros nasceu a 4 de agosto de 1939, em Patos, Paraíba, filho de Solon da Cunha Medeiros e Adiles Dinoá Medeiros. É Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil, aposentado. Quanto à formação universitária é Economista. Fez cursos de extensão em Administração Aduaneira, na Escuela Interamericana de Administración Pública/Fundação Getúlio Vargas (onde apresentou monografia Zona Franca de Manaus - Rio de Janeiro, 1974), e em administração tributária - Seminar on Tax Administration (Sênior Course), pela JICA (em que foi palestrante sobre o tema Assistance to Tax Payers: the Brazilian Case - Tóquio, 1978).
Foi delegado do Brasil junto ao Groupe contre la Fraude Fiscale do Conseil de Coopération Douanière, em Bruxelas (1982). Convidado pelo Governo Alemão para visitar, em Sigmaringen, na estado de Baden-Württemberg, o Bildungszentrum des Bundesfinazverhaltung (Escola da Fazenda Federal), e a Aduana de Serviços Integrados, na fronteira Alemanha/Áustria (1982), e, depois, em Hanôver, na Baixa Saxônia, a Administração de Impostos Integrada – federal e estadual (1984). Convidado pelo Governo do Canadá para visitar a Direção Geral de Impostos, em Otawa, e a Diretoria Regional de Impostos de Hull, Provínvia de Québec (1988). Integrou a Delegação do Brasil no Grupo Luso-Brasileiro de Uniformização da Nomenclatura Alfandegária (Lisboa, 1989), e a Delegação do Brasil à Assembléia-Geral da Interpol, quando se tratou de Combate à Lavagem de Dinheiro, em Otawa (1990). Convidado pela CEPAL/ONU, foi palestrante no Seminário sobre a Evasião Fiscal na América Latina, em Santiago, Chile (1993). Convidado para participar, como palestrante, da Reunión para la Reforma del Servício de la Seguridad Social, com o tema Control de la recaudación y de los contribuyentes de la Seguridad Social, em San José de las Matas, República Dominicana (1997).
Delegado do Brasil junto ao Centro Interamericano de Administraciones Tributarias-CIAT, com sede na cidade de Panamá, participou de assembléias e reuniões técnicas sobre administração tributária em Caracas, Venezuela: Atendimento ao Contribuinte e Informática na Administração Tributária (1977); Buenos Aires, Argentina: Problemas de Arrecadação (1978); Brasília, Brasil: Convênios para Evitar Bitributação e para Intercâmbio de Informações (1988); Taipei, Taiwan: Incentivos Fiscais e Desenvolvimento (1991); Montego Bay, Jamaica: A tributação ante as Tendências da Economia Global (1992); Benalmádena, Espanha: Integração e Desenvolvimento (1992); Santiago, Chile: Ética na Administração Tributária (1993); San Carlos de Bariloche, Argentina: Tributação e Integração (1993); Quito, Equador: Fatores de Êxito para a Administração do Sistema Tributário (1994); Lima, Peru: Problemática do Combate à Corrupção na Administração Tributária (1995); Santo Domingo, República Dominicana: Impacto do Processo de Modernização na Administração Tributária (1996). Como consultor do CIAT, participou de assembléias e reuniões técnicas em Salvador, Brasil: A Tributação em um Contexto de Globalização Econômica (1998); Amsterdã, Países Baixos: Estrutura Organizacional e Gerência da Administração Tributária (1998); Porto, Portugal: A Tributação Frente às Relações Internacionais e à Utilização das Novas Tecnologias (1999).
Ingressou nesta Academia a 20 de agosto de 2009. É seu presidente no biênio 2016/2018.
Ensaísta, ficcionista, genealogista e historiador, publicou os livros: Tributos, Obrigações e Penalidades Pecuniárias de Portugal Antigo (1983); Em Busca do Ritmo (1984); Ramificações Genealógicas do Cariri Paraibano (1989); Breve Memória da Ilha dos Esquecidos e dos Usos e Costumes de Sua Gente (1989); Freguesia do Cariri de Fora (1990); Mensuração da Economia Informal e da Evasão Fiscal no Brasil (1993); Genealogia de uma Família do Seridó (2007); Discurso de Posse na Academia de Letras de Brasília (2009); Academia de Letras de Brasília: trinta anos de fundação (1982/2012) (coautoria com José Carlos Gentili e Romildo Teixeira de Azevedo – 2012); Coronel Mota: um colonizador do rio Branco (Roraima) (2013); Relato de 1632 de Frei Paulo do Rosário sobre a Primeira Invasão Holandesa na Paraíba (2013); Gallus: surgimento e evolução das línguas românicas (2014); As Viagens de Dom João Perdigão, Bispo de Olinda (2016); Índios: registros fotográficos (2016). Tributos e sua Administração na História do Brasil (1500-2010).Administração Tributária – Palestras (2017); Macunaíma, Ropicapnefma... Estranhezas na língua portuguesa e outros assuntos (2017); Índios: registros fotográficos (2017 – 2ª. edição).
Também publicou ensaios e palestras em obras coletivas – da Academia de Letras de Brasília: Galo, in Galos da Academia. Coletânea (2013); Brasília: suas ínsulas e penínsulas literárias, in Pan-americanismo Literário. Encontro Brasília-Mendoza (2013); Da Ubiquidade, in Coletânea 2013; Ropicapnefma: estranho título de um livro, in Coletânea 2014; Macunaíma? Não. Macunaima, in Coletânea 2015; – do Instituto de Estúdios Fiscales, de Madri: El Papel de la Política Tributaria en el Desarrollo Económico (1991); Informe sobre el Tema Soberanía Fiscal y Competéncias Administrativas como Consecuéncia de la Integración Económica (1993); – de outras entidades: Em memória de Gérson Augusto da Silva, in Tributação em Revista (Brasília, 2008); Louvação às Minhas Professoras do Curso Primário, in Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Patos (Patos, 2009).
Integra diversas outras entidades culturais. Como titular: Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal; Centro de Estudos Linguísticos da Língua Portuguesa (Brasília); Instituto Paraibano de Genealogia e Heráldica; Instituto Genealógico Brasileiro (S. Paulo); Associação de Pesquisadores de História e Genealogia - ASBRAP (S. Paulo). Como correspondente: Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba; Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte; Instituto Histórico e Geográfico de Patos. Pertence ao quadro de Correspondentes Brasileiros da Academia das Ciências de Lisboa.
É verbete no Dicionário de Escritores de Brasília, de Napoleão Valadares (2012).
Recebeu as seguintes honrarias: Medalha Pro Merito Melitense, concedida pelo Príncipe Grão-Mestre da Ordem Soberana Militar e Hospitalária de São João de Jerusalém, de Rodes e de Malta (Roma, 1981); Diploma de Sócio Honorário da APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, de São Paulo, Pelos relevantes serviços prestados à causa do Excepcional Deficiente Mental (1980); placa In Recognition of Continued Cooperation in the Cause of International Narcotics Control, dada pelo United States Customs Service (1992); Placa de Reconocimiento outorgada pelo Instituto de Capacitación Tributaria de la Secretaría de Estado de Finanzas - República Dominicana (1997); Medalha de Mérito, no 35º aniversário de criação b da ASSAFAZ, por haver sido o primeiro presidente do seu conselho diretor; diploma de Honra ao Mérito por sua contribuição à cultura da Paraíba, concedido pela Academia Paraibana de Letras Jurídicas (2016). É Comendador da Ordem de Dom Pedro II do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal.
Cavaleiro de Graça Magistral, é presidente da Associação dos Cavaleiros da Soberana Ordem Militar de Malta de Brasília e Brasil Setentrional, entidade ligada à Igreja Católica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário