quinta-feira, 3 de março de 2016

Sobre a Coletânea 2016



Aos acadêmicos da ACLEB,
Brasília-DF, 29 de fevereiro de 2016

Há poucos dias  fui designado para a Coordenação da nossa Coletânea 2016, publicação de real interesse de todos, como foi visto nas publicações anteriores.
Logo de início já percebi que vários acadêmicos se mostraram interessados em participar da publicação, e alguns até já encaminharam a mim suas contribuições, entre os quais Murilo Veras e Francisco Catunda, com belíssimos textos.
Quanto à elaboração dos textos, deve-se observar as regras traçadas pela Academia na CIRCSEC N. 01/2016, de 6/jan./2016, entre as quais as de que:
a) O tema será de livre escolha do participante;
b) o trabalho deverá conter seis páginas, sendo uma para o curriculum do autor, outra para a foto individual, e as quatro restantes são reservadas para o texto (que necessariamente não têm a mesma dimensão da página do livro, por isso o trabalho deve ser um texto normal);
c) é dispensável a remessa de curriculum e foto porque já estão no acervo da Academia;
d) na elaboração do texto deve ser usada fonte Times New Roman, corpo 12;
e) o prazo para entrega do trabalho vai até 30 de junho, salvo necessidade de versão para idioma estrangeiro.
Observei também que a referida Circular orienta que o texto deve ser preenchido “sem espaço” entre uma linha e outra, mas a experiência tem demonstrado que esta não é a melhor maneira de elaborar um texto, pois ele ficará compacto sem claro indicador de separação dos parágrafos. Mencionei parágrafo porque não é lógico que o redator das normas realmente quisesse se referir a linha.
Quanto ao total de caracteres com espaços que deve conter o texto como foi ventilado pelo acadêmico Wílon, achei quase incompreensível essa regra para quem não tem experiência no assunto, mas não há dúvidas de que se o texto for preenchido observando-se as medidas sugeridas para a configuração, ele ficará de ótima apresentação e bom para a revisão final, que haverá de ser a do autor, preservando-se o seu estilo, que é pessoal e dá um colorido particular à contribuição.
As medidas que sugiro para acabar com as dúvidas: Na configuração da página, usar 2 para a margem superior; 2,5 para a esquerda; 1,6 para a direita; 1,8 para a inferior; e 0,6 para o cabeçalho. No texto propriamente dito, espaço simples entre linhas, 4 pt entre os parágrafos e recuo de 1,25. Pode-se observar que se for elaborado com essas medidas mais agradável será sua leitura.
Quanto à hifenização, apesar da Circular não falar sobre ela, penso que os confrades poderiam usá-la pois se trata de um recurso útil à paginação e também será usado na impressão.
Elaborado o texto, peço enviá-lo para juvena37@terra.com.br que o guardarei na pasta própria do autor, para ao depois encaminhá-lo ao Revisor antes de ir para a gráfica.
Sugiro a todos grande empenho nessa empreitada, para o brilho de nossa Academia.
Saudações acadêmicas

JUVENAL ANTUNES PEREIRA
ACLEB – Cadeira IX

Nenhum comentário:

Postar um comentário