terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Fotos da posse do José Carlos Gentili

A Academia de Ciências de Lisboa deu posse ao Acadêmico Correspondente professor José Carlos Gentili, presidente da Academia de Letras de Brasília. A sessão foi realizada no Plenário Acadêmico, sob a presidência do escritor Luís Antônio Aires Barros. Falaram dois oradores: acadêmico João Malaca Casteleiro, saudando o novo acadêmico José Carlos Gentili. Este pronunciou um discurso de agradecimento, falando de seus propósitos de trabalho e filosofia acadêmica.

Uma delegação de 12 escritores brasilienses compareceu ao evento. 

Num dos pontos de sua saudação, o escritor lusitano Malaca Casteleiro disse: "Temos hoje o grato prazer de dar as boas vindas ao ilustre intelectual brasileiro José Carlos Gentili, romancista, poeta, historiador e ensaísta, que a nossa Academia elegeu em abril deste ano como sócio correspondente da Classe de Letras. Constitui, pois, para nós uma grande honra receber nesta centenária Academia como confrade esta ímpar personalidade, que desde a fundação de Brasília, há pouco mais de meio século, tanto tem contribuído para a afirmação e desenvolvimento da nova Capital do grande país irmão. De entre os comentários encomiásticos sobre a sua obra literária merece especial referência a opinião de um ilustre membro da Academia Brasileira de Letras, Murilo Melo Filho. José Carlos Gentili combina exemplarmente as qualidades de homem de ação com as de homem de pensamento." 

Noutro momento, o novo acadêmico, José Carlos Gentili, participou, na mesma Academia de Ciências de Lisboa, do Colóquio Luso-Brasileiro, sobre "As raízes medievais do Brasil Moderno", tratando das "Relações Culturais Luso-Brasileiras".
 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário