quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Um amigo é mais que um brilhante

por Innocêncio Viégas

            Dia 3 de outubro de 2015, completei os meus 78 anos bem vividos e já estou com os pés na estrada rumo aos 79, e, se a estrada não acabar, seguirei firme o rumo do vento por todas as curvas do mundo.
            Nesse dia, o meu galo Cigano acordou o mundo com o seu canto roquenho, anunciando o meu aniversário. Não houve festa. A Bel combinou fazermos um lanche à tardezinha e, como para aniversário, não se convida ninguém, pois o convidado, normalmente se acha obrigado a trazer um presente, então ficamos preparados para receber a todos que chegassem, independentemente de convite.
            Durante todo o dia recebi parabéns da família, da minha Irmã Antônia, lá do Rio de Janeiro, de velhos Irmãos de São Luis – MA, o Amaral e cunhada Mariazinha, o Davi e Vanda, a minha centenária madrinha Djanira, e o Fróes e Dona Arlete. Do Paraná, o Irmão Osmar Krelling e cunhada Irene, das Alterosas, o Eminente Irmão Amintas, ex-Grão Mestre de MG. Também do Rio de Janeiro, o Soberano Grande Primaz, Irmão Nei Inocêncio e cunhada Iva. Parabéns por telefone, e-mails e mensagens de amigos, parentes e da quase totalidade de Irmãos.
            De início passei a anotar os nomes, depois perdi o rumo.       
            À tarde chegaram os filhos, os netos, e, como não poderia ser diferente, dois Irmãos e amigos representando o povo da Sublime Ordem. O Fagundes de Oliveira e a cunhada Heronisa, e o Zezinho e a cunhada Bia. Nos abraçamos festivamente e fomos para o varandão da churrasqueira.
            A tarde logo se despedia e a noite alegre dava o ar da graça. Nos deliciamos com os quitutes preparados pela Bel. Comemos, bebemos – com moderação – conversamos, contamos “causos” e recordamos os bons momentos vividos.
            Agradecemos ao bom Deus pela nossa união fraternal.
            Ganhei de presente, além da presença de todos, livros, vinhos e um conjunto de garfos e facas de prata, para saborear queijos. Também ganhei lindas camisas e um par de alpercatas para os bons passeios, e o mais importante dos presentes, o carinho e a amizade de todos vocês que me brindaram com a bondade de um coração de ouro.
            Cantamos o “Parabéns”, cortamos o bolo, servi o primeiro pedaço para a Bel. Contrariando a “Tiabete”, comi um gordo pedaço do meu bolo, um verdadeiro manjar dos céus.
            Foi um dia maravilhoso, e, para coroar esse fraternal encontro, o Irmão e Poeta Fagundes de Oliveira fechou o sarau com uma quadrinha sublime de sua lavra fértil e inesgotável:

            “Ao Mestre Viégas:
            Hoje é teu aniversário,
            Saúde, paz e harmonia;      
            É sublime o relicário
            Que amizade propicia.”
            Obrigado meus amigos e meus Irmãos. É por isso que lhes afirmo: Um amigo é mais que um brilhante. Um amigo é para sempre.
            Gracias a la vida, e que o bom Deus nos ilumine e guarde, sempre!


Nenhum comentário:

Postar um comentário