quarta-feira, 26 de novembro de 2014

26 de Novembro

Por Adirson Vasconcelos

* Um auditório seleto aplaudiu o ingresso de Adirson Vasconcelos Júnior na Academia de Letras de Brasília. Saudado pelo acadêmico Innocêncio de Jesus Viégas, em sessão presidida pelo poeta José Carlos Gentili. No Cerimonial, Raul Canal.A chuva, próxima do  torrencial, quase impediu o evento, no Salão Camões da Embaixada de Portugal. Presença da neta do Patrono Cassiano Ricardo, sra. Regina Célia Cassiano. E as presenças do colegiado acadêmico, personalidades  e amigos muito queridos.
* Adirson Júnior, depois de falar da Academia, do Patrono, dos seus objetivos acadêmicos e outras reflexões, nos agradecimentos, ao final, saiu com esta declaração  que mereceu aplausos: “À minha esposa Fabiana, que  em todos os caminhos trilhados, ladeou-me, de mãos dadas. Companheira dos momentos difíceis e dos momentos felizes, e que, com ela, vislumbro viver o resto de minha existência”. Encerrada a sessão, cumprimentos ao novo imortal e um momento de confraternização durante um Big Buffet servido por rreventos.br@hotmail.com, sob os cuidados do chef Rafael Souza.
* A escultura Solarius é inaugurada, em Brasília, na BR-O40, em 1967. O escultor é o francês  Ange Falci.
* O ministro Eduardo Portella demite-se, em 1980,  do cargo de Ministro da Educação.  Portela é membro da Academia Brasileira de Letras.
* Austregésilo de Athayde, jornalista e presidente da Academia Brasileira de Letras,  é o homenageado da 12ª Feira do Livro de Brasília, em 1993.  
* O juiz Ademar de Vasconcelos, da Vara de Execuções Penais, isolado no Caso Mensalão, recebe solidariedade de conselhos e associações de magistrados e da OAB.
* Portugal, em 1807, torna pública a resolução de mudar a Corte para o Brasil.
* O escritor mineiro Affonso Arinos de Mello Franco é recebido, em 1999, na Academia Brasileira de Letras, onde é empossado na Cadeira 17.
* Dia do Ministério Público. * Veneração ao Padre Tiago Alberione. * Data do Nascimento de Luciana Nunes Jacobina, Thereza da Silva, Alvaro Pacheco, Evaristo Cubas, Heitor Luiz Murat, Heitor Quintella e Catarina Pontes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário